


A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) criou um grupo de WhatsApp voltado exclusivamente para os representantes das agências de veículos de Volta Redonda. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a segurança, facilitar a comunicação com o setor, gerando proximidade – sendo elos com as forças de segurança nos locais onde se localizam – e solucionando problemas do dia a dia.
“O canal será utilizado não apenas para o compartilhamento de informações relacionadas a ocorrências criminais, mas também para tratar de demandas cotidianas do comércio, como a movimentação e o reposicionamento de veículos nas lojas. A iniciativa busca prevenir conflitos, agilizar respostas, facilitar a fiscalização e promover soluções harmônicas e preventivas, com apoio direto da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, enfatizando que o projeto consiste em uma segurança suplementar, não substituindo, em nenhuma hipótese, os canais oficiais de emergência: 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar).
A ação integra o modelo de segurança colaborativa desenvolvido pelo próprio Coronel Henrique, que já conecta diversos segmentos estratégicos da cidade, como associações de moradores, feirantes, taxistas, caminhoneiros, comerciantes e profissionais dos postos de combustíveis. Atualmente, os grupos da Ordem Pública somam cerca de 25 mil participantes.
“É um modelo que tem dado certo, nos auxiliando em diversas situações do dia a dia, além de ações preventivas e repressivas ao crime. Acreditamos que não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. E é esse lema que temos adotado e temos tornado Volta Redonda cada vez mais segura.”, comentou o secretário.
Câmeras particulares integradas ao Ciosp
A proposta de criar o grupo de WhatsApp foi apresentada nesta semana pelo próprio secretário, em reunião com representantes dos lojistas e revendedores de veículos automotores de Volta Redonda. Durante o encontro, Coronel Henrique também apresentou o funcionamento do sistema de segurança pública do município e incentivou o setor a integrá-lo, através do videomonitoramento. Na prática, imagens de câmeras particulares são cedidas para serem incorporadas ao sistema do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), por meio do projeto “Cidade Monitorada”.
“A medida visa ampliar a capacidade de monitoramento da cidade, fortalecendo o sistema público de vigilância. Para que as câmeras sejam incorporadas ao sistema do Ciosp, os equipamentos precisam atender a critérios como interesse público (voltadas à área externa do estabelecimento), viabilidade técnica e capacidade de armazenamento de imagens por, no mínimo, 20 dias. A adesão ao projeto não gera custos”, frisou Coronel Henrique.
A partir da próxima segunda-feira (2), equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, devidamente identificadas, iniciarão visitas a todas as agências de automóveis de Volta Redonda para apresentar o projeto, oferecendo a inclusão no grupo de WhatsApp e esclarecendo dúvidas sobre a integração das câmeras ao Ciosp.