




A prefeita de Barra do Piraí, Katia Mikki, fez um balanço de seu primeiro ano de governo neste domingo (28) e afirmou que a cidade apresentou avanços em diferentes áreas, que impactaram diretamente na vida da população e marcaram o início de um novo ciclo de desenvolvimento. Segundo ela, obras, investimentos, retomada de eventos, fortalecimento de serviços públicos e políticas sociais “ajudaram a resgatar o orgulho de ser barrense e a reconstruir a confiança na cidade”.
Ela destacou o desenvolvimento econômico, com foco direto na geração de empregos. Barra do Piraí encerra 2025 com saldo positivo de cerca de 800 novas vagas com carteira assinada, um dos melhores resultados de sua história recente. O crescimento foi impulsionado principalmente pelos setores de indústria e serviços, com recuperação do comércio e fortalecimento das ações de empregabilidade, aproximando empresas de trabalhadores.
De acordo com Katia, houve a abertura de mais de 1,6 mil novas empresas, o melhor desempenho dos últimos 15 anos. Medidas de desburocratização, como a agilização de registros, e parcerias com o Sebrae e a AgeRio criaram um cenário mais favorável para quem deseja empreender e investir em Barra do Piraí. “Gerar emprego sempre foi prioridade. Organizar a casa foi fundamental para que Barra do Piraí voltasse a crescer e oferecer oportunidades para quem vive aqui”, destacou.
Na educação, foram entregues este ano kits escolares completos, a merenda foi reforçada e a administração investiu na revitalização das escolas e na formação continuada de professores e mediadores. As melhorias chegaram à sede e aos distritos, criando ambientes mais acolhedores, inclusivos e preparados para o aprendizado, lembrou a chefe do Executivo.

Por sinal, os distritos receberam atenção especial ao longo do ano. Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo, Ipiabas e Califórnia receberam obras de pavimentação, drenagem, recuperação de estradas vicinais e melhorias em equipamentos públicos. Ela destacou a base descentralizada do Samu na Califórnia e para o asfaltamento do bairro de Fátima, aguardado há décadas. “Cuidar dos distritos é garantir que cada morador se sinta parte da cidade e da transformação que está acontecendo”, reforçou a prefeita.
Idosos – Katia Mikki ainda citou que mais de mil idosos passaram a participar de atividades físicas, culturais e de convivência, mudando a rotina e fortalecendo vínculos. Passeios, bailes e oficinas foram promovidos para estimular a autoestima. A prefeitura também anunciou a construção do Centro de Convivência do Idoso. “Ver nossos idosos ativos, felizes e valorizados é uma das maiores conquistas desse primeiro ano”, afirmou.
A cultura, disse ela, voltou a ocupar lugar de destaque em seu primeiro ano de gestão. A ExpoAgro foi retomada, resgatando uma das maiores tradições de Barra do Piraí, que também se consolidou como Cidade do Audiovisual, com a criação da Film Commission, atraindo produções, gerando empregos e fortalecendo a economia criativa. “A cultura também gera desenvolvimento, renda e pertencimento”, ressaltou a prefeita.
Impulsionado pelo audiovisual e por grandes eventos, o turismo foi alavancado, especialmente em Ipiabas. Festivais, alta taxa de ocupação hoteleira e a criação da Rota Turística Ipiabas–Conservatória colocaram o distrito em evidência no cenário regional e estadual, fortalecendo o comércio e criando novas oportunidades.
UBS – Na saúde, Katia citou a construção de quatro novas Unidades Básicas de Saúde, a inauguração do Centro Municipal de Saúde da Mulher, a reestruturação do Centro TEA, além de investimentos no Hospital do Olho e no Centro Municipal de Imagens. Ela também destacou a criação da Secretaria da Mulher, a Sala Lilás, a Casa da Mulher e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência.

A prefeita ainda lembrou a proteção animal, com castrações, campanhas de adoção e ampliação da estrutura de atendimento veterinário.
Dívida – A prefeita voltou a afirmar que encontrou a cidade em grave crise financeira, com passivo superior a R$ 1 bilhão, contratos desorganizados e serviços comprometidos, o que levou à decretação de calamidade financeira. Ainda assim, frisou, a administração garantiu o funcionamento dos serviços essenciais, o pagamento dos servidores em dia e iniciou um processo responsável de reorganização das contas públicas. “Barra do Piraí estava estagnada, parada no tempo. Com trabalho, amor e dedicação, estamos mudando essa realidade”, afirmou.
De acordo com a prefeita, “com a cidade reorganizada e projetos estruturantes em andamento”, a expectativa para 2026 é de ampliar investimentos e acelerar o desenvolvimento. “Isso é só o começo. Construímos uma base sólida em 2025 e 2026 será ainda melhor para Barra do Piraí”, assegura. (Fotos: Divulgação)
