Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Barra do Piraí, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promoveu a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A ação ocorreu das 8h às 15h, no Auditório Paulo Quiquita de Oliveira, no Bispado São José.
Reunindo autoridades dos poderes executivo e legislativo, membros do conselho, sociedade civil e outros grupos, a conferência teve como tema “O envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.
Presente na abertura do evento, a prefeita Katia Miki destacou que a conferência foi um espaço dedicado a um envelhecimento mais justo, ressaltando que sua gestão está trabalhando para tornar o município mais inclusivo e respeitoso para todas as idades.
“A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi um espaço de diálogo, empatia, escuta e compromisso com um envelhecimento mais justo. Reunimos representantes da sociedade e da melhor idade para debatermos direitos, equidade e participação. Seguimos construindo uma Barra do Piraí mais inclusiva e respeitosa com todas as gerações!”, exclamou a chefe do Executivo.
Além da cerimônia de abertura, a programação da conferência contou com palestras sobre o tema, debates, formação dos grupos de trabalho, plenárias de aprovação das propostas formuladas pelos grupos e eleição dos delegados que representarão o município na conferência estadual.
A secretária de Assistência Social, Marina Tinoco, declarou que o município está trabalhando para promover ainda mais políticas públicas voltadas à pessoa idosa. Aproveitando a oportunidade, a chefe da pasta agradeceu o apoio do conselho municipal, reconhecendo seu trabalho em prol dessa população.
“Barra do Piraí está empenhada em promover, cada vez mais, políticas públicas voltadas à pessoa idosa, desde a área de saúde até o lazer. Agradeço o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que tem trabalhado incansavelmente pelo bem-estar dessa população, e essa conferência é mais uma prova disso. Tenho certeza de que muitas propostas que saíram daqui farão enorme diferença na vida de muitos barrenses”, apontou Marina Tinoco, completando que “desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social vem fortalecendo as atividades dos grupos de convivência de idosos do município, e isso é apenas o começo. Teremos muitas novidades no futuro”.
Também participaram da solenidade de abertura o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Cristiano Almeida; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Natan Souza; a vereadora Lu Maciel e o vereador Luiz Felipe Ludi.