




A Prefeitura de Volta Redonda, atendendo à ofício da Secretaria de Estado de Saúde (SES), promoveu nessa terça-feira, dia 16, uma atualização sobre a campanha “10 Minutos contra a Dengue”. O treinamento, voltado para agentes de endemia da Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), da Atenção Primária à Saúde – da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) –, foi ministrado pela coordenadora da Vigilância em Saúde da SMS, Milene Paula de Souza.
“A integração entre os agentes de endemia e de saúde é fundamental para fortalecer as ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde. Permitindo ações mais eficientes nos territórios com trocas de informações, principalmente nesse período de intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti. Com isso, garantindo mais cuidado e proteção com a saúde da população”, falou o coordenador da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Silmar Ferreira Gomes.
Fátima, que atua como ACS da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro São Lucas, concorda com Silmar. “Como agentes comunitários, fazemos visitas domiciliares aos usuários da unidade. Assim, além do atendimento de saúde, podemos observar a casa, se têm pratos de plantas com água, algum depósito que possa virar um criadouro do Aedes aegypti. Ficamos atentos, fazemos uma varredura rápida e alertamos os moradores sobre os ‘10 Minutos contra a Dengue’. A dengue dói, temos que ficar atentos”, disse.
O coordenador da Atenção Primária à Saúde, Hálison Vitorino, reforçou a importância do trabalho em rede e da atualização constante sobre as arboviroses, que têm a transmissão intensificada entre os meses de janeiro e maio.
“É o momento de aumentar a fiscalização em casa, de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, Zika e Chicungunya. E quanto mais gente nessa luta, melhor”, disse o coordenador.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, ressaltou que a intensificação do combate à dengue, principalmente neste período de altas temperaturas e mais chuva, é crucial para proteger vidas, prevenir surtos e fortalecer a saúde pública.
“A doença pode evoluir para quadros graves e até mesmo fatais, e sua prevenção depende do esforço conjunto dos agentes da secretaria e de toda a comunidade”, afirmou.
Força-tarefa contra dengue
O bairro Santa Cruz recebe nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 8h, a força-tarefa contra a dengue da Prefeitura de Volta Redonda. A ação é realizada por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde (através da Vigilância Ambiental) e de Serviços Públicos (SMSP).
Os cerca de 50 agentes de endemia da Vigilância Ambiental percorrem as ruas do bairro visitando as residências, orientando os moradores e reforçando as ações de prevenção contra a dengue. E a SMSP disponibiliza um caminhão e uma retroescavadeira para remoção de móveis, garrafas, entulhos e outros materiais que possam vir a ser criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O mesmo trabalho foi realizado na última semana, no bairro Sessenta. Na ocasião, 903 imóveis passaram por vistoria e dois caminhões de entulho foram retirados do bairro.