


A prefeitura de Volta Redonda vai ampliar a parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. A diretoria da instituição esteve nesta sexta-feira (14) no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto em reunião intermediada pelo deputado estadual Munir Neto. Durante o encontro, foram citadas as parcerias já consolidadas entre a prefeitura e o sindicato.
O sindicato, por exemplo, cedeu o espaço para implantação da nova sede do projeto Laço Azul da Secretaria Municipal de Saúde, que oferece cuidado especializado a crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições do neurodesenvolvimento, no bairro Retiro. Também fez a cessão do caminhão para o projeto itinerante Barbeiro e Cabeleireiro da Cidadania – que faz corte de cabelo gratuito para a população – da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) também já firmou parceria com o sindicato para promover a educação no trânsito na região. A união visou conscientizar os metalúrgicos sobre boas práticas no trânsito, contribuindo para um ambiente mais seguro para todos.
“O objetivo desse encontro é avançar cada vez mais, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores”, disse Neto.
Munir afirmou contou que as novas iniciativas passam pela ampliação das cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para aposentados, pessoal da ativa e associados do sindicato e criação de cursos para mulheres e jovens metalúrgicos, além de implantação de creche junto com a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). O sindicato também será parceiro em campanha de prevenção à saúde do homem, ainda no “Novembro Azul”.
“Também tenho que agradecer ao prefeito Neto por ter atendido um pedido dos metalúrgicos que eu trouxe a ele. A pavimentação asfáltica em torno da fábrica de cal da CSN, nas proximidades do bairro Siderville, já em andamento, é uma reivindicação dos trabalhadores que a prefeitura está atendendo”, afirmou Munir, acrescentando que, agora, Neto assumiu o compromisso de refazer a iluminação pública no acesso à fábrica, além de instalar uma câmera de segurança no trajeto.
“Essas medidas vão tornar o lugar muito mais seguro, principalmente para os trabalhadores do período da noite”, acrescentou o vice-presidente do sindicado, Maurício Faustino.
Já o presidente da instituição, Odair Mariano, acredita que essa união fortalece o sindicato e, consequentemente, seus associados. “Queremos avançar cada vez mais na parceria com a prefeitura, porque todo mundo ganha. Os cursos de capacitação para mulheres e jovens metalúrgicos e a creche podem mudar vidas”, citou. (Foto: Divulgação / Adriana Cópio)