


O secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, afirmou, na quinta-feira (30), que hospitais do interior do estado vão passar a receber, neste fim de semana, pacientes transferidos da capital com coronavírus.
A medida servirá para desafogar as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da capital, que atingiram 89% de ocupação na quinta. De acordo com o secretário, em todo o estado a taxa de ocupação cai para 69,3%.
Germann não informou o número de pacientes que serão transferidos no primeiro momento, mas explicou que a medida está sendo tomada diante de uma “defasagem” na chegada de respiradores para atender pacientes mais graves.
– Vamos adicionar recursos, insumos e leitos novos, mas agora, com a defasagem na chegada de respiradores, vamos usar por um tempo a transferência de pacientes para o interior. Depois, volta para a capital, onde terá um número maior de leitos.
Em UTIs do estado de São Paulo há 1.744 pacientes internados por covid-19. Em enfermarias, o número é um pouco maior: 2.138 pacientes.
Segundo último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, São Paulo tem 28.698 casos de coronavírus e 2.375 mortos. O número de óbitos é 6% maior do que o registrado ontem.
Foto – Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo