O jornal O DIA, desta quarta-feira (27), publica uma reportagem de Francisco Édson Alves sobre o confronto na Igreja Católica de Barra Mansa.
A intenção da cúpula da Igreja Católica do Sul Fluminense de substituir o painel sacro de meados do século passado, em milenar arte árabe-portuguesa, de azulejos vitrificados, do altar da Igreja Matriz de São Sebastião (de 1859), ganhou novos contornos de discórdia. Mais um padre, Renê de Oliveira, fez duras críticas à ideia.
Nesta quarta, fiéis se articularão para marcar vigília permanente e um abraço à matriz, na tentativa de impedir a derrubada do painel (de cerca de 30mx20m). A igreja está fechada e, segundo funcionários, a divisória do altar já foi derrubada.
“No início dos anos 2000, com apoio do padre Norberto Priwitz, reformamos o painel”, lembrou, num grupo de orações, Renê, que hoje atua em Laranjeiras, no Rio. “A intervenção atual é desprezo ou falta de compreensão das tradições religiosas e culturais”, desabafou.
A Prefeitura de Barra Mansa emitiu nota, informando que o pároco Milan Knezovic foi convidado pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marcelo Bravo, a prestar esclarecimentos na sexta-feira pela manhã, no Palácio Barão de Guapy.
“Padre Milan já tinha sido orientado quanto à legislação no dia 11”, garante o texto. Pela Lei 4.492/2015 (do então vereador Marcelo Cabeleireiro, eleito deputado estadual pelo DC), que tombou a matriz como Patrimônio Municipal Histórico e Cultural, qualquer intervenção “deve passar pelo Conselho de Cultura”.
“Se a lei não for cumprida, abrirá perigosos precedentes”, avalia Marcelo. “Se não houver respeito às suas relíquias, o município jamais terá memória cultural”, lamenta o historiador Edghard Felício.
Outro padre, Nilton Gonçalves, também fez críticas. “O pároco atual tem a psicótica ideia de que o painel é de inspiração maçônica”, postou Nilton. “Ninguém perguntou aos fiéis o que acham da horrenda reforma”, alegou o advogado Ricardo Maciel.
Em nota, a Diocese, sem responder ao DIA detalhes questionados ao bispo Francisco Biasin, sobre o novo projeto e custos, informou que “acompanha o caso pelo setor de Patrimônio Histórico e Elementos Artísticos, e que se reunirá com os responsáveis pelo projeto”.
Nesta terça-feira (27), o padre Milan informou a um grupo de paroquianos pelo WhatsApp, que o painel pode até ser preservado, mas que o outro, em “conceito mais moderno”, poderá ser erguido à sua frente, com passarela de 1,50m para quem quiser ver o antigo, nos fundos. Ao tomar conhecimento do comentário do pároco, uma devota esbravejou: “Estão subestimando nossa inteligência”.
2 Comentários
O padre Norberto Priwitz foi pároco na Igreja Cristo Redentor em laranjeiras- Rio de Janeiro-RJ, e o considero o melhor padre que tivemos aqui na Paróquia.
Paulo Cesar Cury (Paulinho)
Just be specific the men and women who you interview pertain to your market of
the blog. Method it is really right from the heart and from
the you and for some reason shape or form! https://918Kiss.poker/casino-games/77-live22