


Uma cidade, um só time. É este o espírito que o Volta Redonda despertou entre seus torcedores nesta reta final da Série C do Campeonato Brasileiro. Eles querem mobilizar a população para apoiar em peso o time no momento decisivo da briga por uma das vagas na Série B de 2024. E o primeiro passo é a realização de uma carreata neste sábado (9), véspera do jogo contra o Botafogo-PB, marcado para às 19 horas do domingo (10) no Estádio Raulino de Oliveira.
A “carreata do acesso”, como foi batizada, terá concentração no entorno do estádio, mas os organizadores avisam: quem quiser participar de moto ou bike também não deve faltar. O importante é contagiar a cidade para que o time receba todo apoio na busca por um lugar na segunda divisão do futebol brasileiro.
“Costumo dizer que o Voltaço é um time de operários como os cidadãos de Volta Redonda”, diz Rodrigo Resende Pizzolant, um dos organizadores da carreata, confirmando que a carreata será para chamar a população para apoiar o time. “Quando um time grande vem jogar aqui, a divulgação é grande, mas muita gente não sabe dos jogos do Volta Redonda”, observa Rodrigo, lembrando que, em 2016, quando o time conquistou o acesso à Série C, também foi realizada uma carreta. Naquele ano, foram cerca de 50 veículos, mas Rodrigo acredita que esta de agora terá muito mais participantes.
“Em 2016, o Voltaço tinha um time muito forte e este ano também, tem um elenco, um banco [de resevas] que mantém a mesma qualidade. A expectativa pelo acesso é muito grande. Se a população de Volta Redonda se engajar a este time, trazendo a força da arquibancada, vamos conseguir a vaga, pode acreditar”, prossegue Rodrigo.
Ele lembra um fato interessante: na fase de classificação deste ano, o maior público no Raulino foi no dia 17 de julho, aniversário da cidade, quando o Tricolor de Aço aplicou a goleada de 5 a 1 sobre o Amazonas, que estava liderando a competição. “Era um público maior e o Volta Redonda correspondeu”, ressalta Rodrigo, apontando que a classificação será positiva não apenas para o clube, mas para a cidade num todo.
Rui Freitas, outro torcedor, acostumado a frequentar os treinos da equipe no CT do Aero Clube, está na contagem regressiva para ver o time subir. Otimista, acredita que o time tem “90% de chances” de se classificar. “Este jogo de domingo é fundamental. Se vencer, sai com moral para o próximo jogo, que é fora [contra o Amazonas, em Manaus]”. À exemplo de Rodrigo, Rui destaca que, ao contrário do ano anteriores, o técnico Rogério Corrêa dispõe de um elenco que lhe proporciona alterar o time sem perder qualidade.
Para escalar mais um degrau no futebol brasileiro, o Voltaço precisa garantir o primeiro lugar no Grupo B. Na primeira rodada, o Tricolor de Aço arrancou um empate de 1 a 1 em Belém (PA), diante do Paysandu. O adversário vem de vitória de 2 a 1, em casa, sobre o Amazonas.
O Voltaço se classificou ficando em segundo lugar na primeira fase. O Botafogo-PB chegou em sexto, mas é um time contra o qual não se pode descuidar. Com a energia da torcida, não tem jeito: o time fica mais ligado. (Foto: Divulgação)