




Câmeras da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda auxiliaram na rápida elucidação de um caso de evasão de pagamento ocorrido em um posto de combustíveis no bairro Retiro. O caso aconteceu no último dia 12, quando o motorista de uma van de uma empresa de turismo abasteceu R$ 400 e saiu sem efetuar o pagamento. Com o apoio da tecnologia da Semop e imagens do circuito interno do estabelecimento, foi possível identificar a empresa e garantir o ressarcimento ao estabelecimento comercial.
Após o motorista deixar o local sem fazer o pagamento, o proprietário do posto de combustível alertou a Semop, que passou a analisar câmeras de monitoramento da cidade e imagens do circuito interno do estabelecimento. Com isso, foi possível identificar a placa e rastrear o veículo por meio das câmeras de leitura de placas de veículo, as OCRs – Optical Character Recognition (reconhecimento óptico de caracteres, em português) –, que foi localizado no dia seguinte ao ocorrido.
Equipes do Sistema Integrado de Segurança Pública, serviço da Semop composto por dois policiais militares e um agente civil, realizaram a abordagem da van, que naquele momento era conduzida por outro motorista. O veículo foi encaminhado até o posto de combustíveis lesado, onde a empresa responsável efetuou o pagamento do valor devido. O condutor que havia fugido sem pagar não foi localizado.
Para o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, o caso evidencia como o uso da tecnologia tem papel fundamental na segurança pública do município. “São situações que, à primeira vista, podem parecer simples, mas que têm grande importância para a Secretaria de Ordem Pública, principalmente para não haver qualquer sensação de insegurança. A tecnologia nos permitiu agir com rapidez, garantindo o ressarcimento ao comerciante lesado e, principalmente, reforça a mensagem de que em Volta Redonda não há espaço para qualquer sensação de impunidade. Continuem confiando na Ordem Pública”, destacou.
Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR