


O verão 2023/2024 começa nesta sexta-feira (22) e, segundo os meteorologistas, deve ser o mais quente dos últimos anos. O solstício de verão acontece nesta sexta aos 27 minutos da madrugada – pelo horário de Brasília – no Hemisfério Sul. É o momento com dia, hora, minuto e segundo muito bem calculados pelos astrônomos e está relacionado exclusivamente com o movimento da Terra ao redor do Sol.
A nova estação se estende até o dia 20 de março de 2024, às 0h06min, horário de Brasília. De acordo com os especialistas, este não será um verão normal porque o fenômeno El Niño, que já influenciou o clima no Brasil durante toda a primavera, vai continuar tendo forte atuação nos meses de verão.
No Sudeste do Brasil, as projeções apontam para dias mais quentes e abafados do que os dois últimos verões. Janeiro e fevereiro deverão ter pancadas de chuva bastante frequentes em razão do calor e da alta umidade, principalmente as tardes e noites.
No sul do estado do Rio, a previsão aponta para chuvas entre a média ou um pouco acima no mês de janeiro. Em fevereiro, o ar deve ficar mais úmido em todas as áreas, enquanto em março asa chuvas devem ficar mais concentradas na primeira quinzena do mês. (Foto: Arquivo)