A cerimônia oficial em comemoração aos 71 anos de emancipação político-administrativa de Volta Redonda, nesta quinta-feira (17), está marcada para começar às 8h, na Praça Brasil. Haverá hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, com execução dos hinos nacional e de Volta Redonda pela Banda e o Coral Municipal. Em seguida, após o tradicional “parabéns pra você”, um bolo de seis metros de comprimento será cortado e servido à população.
Durante a festa, será lançado o livro “Nelson Gonçalves: um homem para além do seu tempo”, de Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, Maria Aparecida Rocha Gouvêa, Beatriz Pacheco (organizadoras); Angélica Aparecida Silva Arieira e Fabíola Amaral Tomé de Souza (autoras), entre outros colaboradores.
Este é o primeiro de uma série de registros históricos para homenagear ex-prefeitos e empresários que desempenharam papéis fundamentais na construção e desenvolvimento da cidade. A primeira edição do projeto homenageia aquele que é considerado um dos principais gestores da história do município, conhecido como o “mestre das grandes obras”. O próximo livro vai contar a trajetória do empresário Sérgio Loureiro.
Ainda farão parte das comemorações a Feira de Artesanato de Volta Redonda, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, e a equipe do Programa Prevenir, da Secretaria Municipal de Saúde, que vai divulgar os programas de rastreio do câncer na população, através de um quiz sobre saúde para conscientizar, principalmente, sobre a questão do tabagismo e incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis. A atividade vai acontecer na área central Praça Brasil.
Trânsito seguro – Também haverá o lançamento do projeto “Trânsito Seguro VR”, em uma tenda onde serão distribuídos panfletos e realizadas outras ações de conscientização sobre os riscos do desrespeito às leis de trânsito. A primeira campanha tem como tema “Tela Vista, Risco na Pista”, com foco no uso de celular por motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.
A iniciativa, proposta pelo Rotary, tem apoio da prefeitura, por meio da Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), e de entidades empresariais como a Aciap-VR (Associação Comerciai, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sicomércio-VR (Sindicato do Comércio Varejista de Bens, entre outras. (Foto: Divulgação)