


A prefeitura de Volta Redonda promove na próxima quarta-feira (22) o I Encontro Juventude Negra Viva, às 13h, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. A iniciativa acontece por meio das secretarias municipais de Cultura, Educação, Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Juventude, Ordem Pública, Assistência Social, Meio Ambiente e Esporte e Lazer.
O evento terá debates, microfone aberto e música, além da apresentação do Plano Juventude Negra Viva (PJNV) – um programa do governo federal coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial, que visa reduzir a vulnerabilidade e a violência letal contra a juventude negra no país. O plano foi construído com a escuta de mais de 6 mil jovens em caravanas participativas e envolve 18 ministérios para garantir direitos básicos como saúde, educação, cultura, segurança, emprego e moradia.
A programação inclui palestras com Tiago Santana, do Ministério da Igualdade Racial; Douglas Lucas, da Secretaria Municipal de Educação; e da cantora Natache.
“Como o plano foi construído a partir da escuta da juventude, Volta Redonda também vai escutar a juventude para poder criar o seu plano de ação. Isso faz uma diferença muito grande na vida do jovem, porque nós não vamos colocar para eles como tem que ser. Eles é que estarão juntos na construção de um plano para Volta Redonda. Com isso, a cidade acaba criando líderes, e isso é muito importante para uma cidade democrática, para a democracia do país”, disse a coordenadora do Memorial Zumbi, Renata Ferreira.
Ela classifica de “alarmante” o índice de mortes de jovens negros e acredita que, ouvindo os jovens, a cidade vai poder construir políticas públicas para que esses números diminuam. (Foto: Divulgação)