O Centro de Controle de Zoonoses de Volta Redonda recorreu à arte cênica para conscientizar os futuros adultos da importância de medidas de prevenção da dengue. Nesta quinta-feira (10), alunos da Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no bairro Dom Bosco, assistiram uma apresentação de teatro de fantoches sobre o tema.
O espetáculo tem duração de seis minutos e tem como objetivo levar, de forma lúdica e educativa, informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Na história, a avó Dona Maricota leva o neto até o médico, o Dr. João, que dá o diagnóstico e orienta para hidratação. Em seguida, o agente de saúde Thiago visita a casa da família e encontra focos do Aedes no quintal. A partir daí, as orientações de prevenção e combate ao mosquito começam para a criançada.
Para o coordenador da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Silmar Ferreira Gomes, a melhor forma de combater a dengue é por meio da prevenção. “As crianças são ótimos agentes multiplicadores. Trabalhar esse tema de maneira criativa é primordial para que elas possam chegar em casa e replicar as orientações para os pais, avós e demais familiares”, disse o coordenador.
“Os fantoches foram confeccionados pela equipe do Banco da Cidadania, quero agradecer a eles por essa ação. Esses fantoches são o que chamam a atenção das crianças para a história”, acrescentou Silmar.
As escolas das redes pública ou privada que quiserem receber o teatro de fantoches com o tema “Xô, dengue” podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental de Volta Redonda pelo telefone (24) 3512-8498 ou WhatsApp (24) 99233-4480. (Foto: Divulgação)