A Secretaria de Obras de Volta Redonda (SMO-VR), por intermédio do Departamento de Máquinas e Veículos, realizou o conserto de 23 máquinas e veículos, que voltaram a atender à população – evitando, dessa forma, a necessidade de aquisição de novos equipamentos. Foram reabilitados, no total, 11 caminhões, sendo dois deles do tipo munck – que possuem um guindaste para movimentação, remoção, levantamento e transporte de cargas relativamente leves – e dois do tipo pipa, para transporte de água. O Departamento de Máquinas e Veículos também recuperou uma pá carregadeira, uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora (patrol), um rolo compactador de asfalto, uma carreta, uma van furgão, uma Kombi, um Palio, um Santana, uma Saveiro e um guincho.
Outro equipamento que voltou a ser utilizado é o sewer-jet, destinado à desobstrução e à limpeza de redes de esgoto e galerias de águas pluviais, dentre outras. Ele contém uma bomba de alta pressão, impulsionada por um motor estacionário ou por tomada de força do próprio caminhão.
“Sabemos que os veículos possuem um tempo de vida útil, mas há situações em que basta fazer reparos para que essas máquinas e veículos possam voltar a servir à população”, afirma o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles. “Dessa forma, ajudamos o município a economizar e a ter condições de atender à população de forma imediata, o que não aconteceria se precisássemos aguardar uma licitação para adquirir novos veículos.”
O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou que o município tem buscado fazer uma administração economicamente eficiente e eficaz. “Com a recuperação desses veículos, a prefeitura pode investir em outros setores, para que façamos de Volta Redonda uma referência na administração de recursos e de benefícios para seus moradores”, frisou.