Botafogo-SP e Volta Redonda ficaram no empate de 0 a 0, em partida pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, disputada na noite desta segunda-feira (14) no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. O resultado foi ruim para as duas equipes, que seguem na zona de rebaixamento da competição. O time paulista, com 18 pontos, abre o Z4, enquanto o Esquadrão de Aço, com 15, está na penúltima colocação e poderá ser empurrado para a lanterna se o Amazonas vencer o Cuiabá no jogo programado para esta terça (15), às 19h30min, na Arena Pantanal. O time comandado por Rogério Corrêa não conseguiu, até o momento, uma única vitória fora de casa.
O Esquadrão de Aço entra em campo novamente no próximo sábado (19), às 20h30min, no Raulino de Oliveira, contra o Athletico-PR, atualmente na 7ª colocação. Já o Botafogo visita o Amazonas no dia seguinte, em Manaus, em partida marcada para às 16h.
Zagueiro salva! – O Volta Redonda iniciou bem a partida e teve a melhor – e única – grande chance de abrir o placar, logo aos 7 minutos. Na finalização de Lucas Tocantins, a bola passou pelo goleiro Victor Souza e, em cima da linha, o zagueiro Carlos Eduardo salvou.
Com baixo nível técnico, o primeiro tempo foi marcado por algumas jogadas violentas, punidas pela arbitragem apenas com cartão amarelo. Primeiro para Pierre, do Voltaço, com entrada dura em cima de Sabit. Logo em seguida, o argentino Leandro Maciel fez falta dura, por trás, justamente em Pierre. E foi Leandro Maciel quem também recebeu entrada forte do volante Henrique Silva, outro advertido com o amarelo.
Mesmo jogando em casa, o Botafogo demonstrou pouco poder de fogo, tentando chegar ao gol com cruzamentos para a área, facilitando a vida do goleiro Jean Drosny e dos zagueiros do Voltaço. Somente no fim da etapa o Botafogo ameaçou, mas duas finalizações esbarraram na zaga do Tricolor de Aço.
Mais empenhados – Na volta do segundo tempo, os dois times voltaram ao menos mais animados e aparentemente dispostos a buscar a vitória. Logo, chances foram criadas dos dois lados.
A primeira, aos 3 minutos, pelo Botafogo. A bola foi cruzada por Marquinho. Carrillo dominou e bateu de canhota. Por pouco, a bola rasteira não passou sob as pernas de Drosny, que conseguiu defender. Quatro minutos depois, o lateral Jhonny arriscou de fora da área e acertou a trave direita de Victor Souza.
A partida continuou lá e cá, com os goleiros Drosny e Victor Souza, em menos de 20 minutos, trabalhando mais do que em todo o primeiro tempo. Mas, a partir daí, o ritmo diminuiu dos dois lados, apesar do domínio territorial da equipe da casa.
O Volta Redonda só tornou a chegar com perigo aos 38, com PK, que havia acabado de entrar. Ele recebeu na direita do ataque, driblou dois marcadores e finalizou com perigo, assustando o goleiro do Botafogo. O lance animou o Esquadrão de Aço, que por pouco não abriu o placar em cabeçada também de PK, três minutos depois.
No final, o Botafogo pressionou, mas de forma desordenada. E o placar ficou em branco. (Foto: João Victor Menezes de Souza / Agência Botafogo)
Botafogo-SP x Volta Redonda
Série B – Campeonato Brasileiro
Data: 14 de julho de 2025
Local: Estádio Santa Cruz
Renda: R$ 39.010
Público: 1.566 (158 não pagantes)
Árbitro: Thaillan Azevedo Gomes (AP), auxiliado por Uesclei Regison Pereira dos Santos (AM) e Dimmi Yuri das Chagas Cardoso (AM).
Botafogo-SP: Victor Souza, Jeferson, Ericson, Carlos Eduardo e Gabriel Risso (Jean Victor); Gabriel Bispo, Sabit, Leandro Maciel (Marquinho) e Jonathan Cafu (Matheus Régis); Carrillo (Alexandre Jesus) e Robinho (Jefferson Nem). Técnico: Allan Aal.
Volta Redonda: Jean Drosny, Jhonny, Gabriel Bahia, Gabriel Pinheiro e Sánchez; Pierre (André Luiz), Henrique Silva (Bruno Barra) e Raí (PK); Lucas Tocantins (Chay), Ítalo e Léo Ceará (Vitinho Lopes). Técnico: Rogério Corrêa