



Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), Volta Redonda terá, no próximo domingo (21), a “Pedalada da Memória: Celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer”, celebrado em 21 de setembro. O evento será feito em parceria com o projeto Alzheimerebook. A iniciativa visa divulgar os benefícios do ciclismo para a saúde mental e a memória em doenças como a demência e o Alzheimer, tendo base em uma pesquisa científica segundo a qual este tipo de atividade libera no cérebro uma substância chamada erizima, que pode ajudar na prevenção ou no desenvolvimento de Alzheimer.
A pedalada terá início às 8h30min, no Aterrado, com concentração na Rua 12 de Outubro, em frente ao Centro-Dia do Idoso. O trajeto seguirá pelas ruas 539-A, 562, 539, 558, 545, com acesso ao Estádio da Cidadania, sendo encerrado na Rua 548, em frente ao Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos), no Jardim Paraíba.
Depois, um grupo de idosos servirá lanches aos ciclistas, inspirados em um projeto japonês chamado “Pedido Errado”, em que um restaurante tem apenas pessoas que apresentam a doença de Alzheimer trabalhando como garçons – o que pode, na teoria, resultar na entrega de pedidos diferentes dos que foram feitos. A iniciativa tem por finalidade aproximar a sociedade da realidade da doença, promovendo empatia e desmistificação.
Importância da atividade física – A coordenadora do Centro de Alzheimer, a psicóloga Daniele Freire, pontua que ações como essa buscam levar à sociedade a conscientização sobre todos os aspectos que envolvem a Doença de Alzheimer, suas formas de cuidado e a importância da participação familiar e das políticas públicas.
“A Pedalada da Memória, em sua primeira edição em Volta Redonda, alia o movimento e a atividade física como fundamentais na redução de fatores de risco para a doença. A experiência do lanche compartilhado busca trazer a interação e a afetividade entre nossos idosos e todos aqueles que estiverem conosco, numa relação de trocas e empatia”, disse. (Foto: Divulgação)