



De janeiro a agosto deste ano, Barra do Piraí contabilizou um saldo positivo de 402 empregos formais e, até setembro, um recorde de abertura de empresas, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, e da Receita Federal, respectivamente. Em contraste, 2024 registrou saldo negativo de empregos, com as demissões superando as admissões.
Até o mês passado, 1.417 novas empresas foram abertas — uma média de 154 novos negócios por mês, 23% acima do recorde anterior, registrado em 2021. Apenas nos primeiros nove meses de 2025, o volume de novas empresas já igualou o total de 2024.
Em termos de emprego, a indústria liderou as contratações, com 258 vagas geradas, seguida pelo setor de serviços, com 228. Empresas de médio e grande porte responderam por 57% das oportunidades criadas, segundo a prefeitura de Barra do Piraí.
O levantamento mostra ainda que as mulheres ocuparam 70,4% das novas vagas, enquanto jovens de 18 a 24 anos foram contratados para metade dos novos postos de trabalho. Quanto ao nível de escolaridade, 81% dos contratados têm ensino médio completo, enquanto 11% possuem ensino superior completo ou incompleto.
Qualificação profissional – O secretário interino de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tadeu Oliveira, destacou que os resultados positivos refletem o fortalecimento do ambiente de negócios. “São seis meses seguidos de saldo positivo na geração de emprego no município até o mês de agosto. E estamos vendo as grandes empresas investindo e buscando cada vez mais a parceria do corpo técnico da prefeitura para suprir a demanda de contratações. São fatores que demonstram que o novo momento econômico de Barra do Piraí não é uma tendência e, sim, uma realidade”, afirmou Tadeu.
A prefeita Kátia Miki reforçou a importância da qualificação profissional para sustentar esse crescimento. “Os números reforçam a importância da educação formal e da capacitação profissional. Por isso, nossa gestão tem investido na formação dos jovens, nas escolas e também em cursos voltados ao mercado de trabalho”, destacou.
Em 2025, a prefeitura intensificou as ações voltadas à qualificação por meio de parcerias com o Senai e o Senac, oferecendo mais de 400 vagas em cursos gratuitos e 120 capacitações na área de gastronomia — um dos setores que mais registraram abertura de empresas neste ano, junto com o de beleza. Além disso, a prefeitura encaminhou mais de mil bolsas de estudo com 50% de desconto em universidades conveniadas.
Outras medidas que, de acordo com o governo municipal, vêm fortalecendo o ambiente de negócios incluem o convênio com a AgeRio para concessão de microcrédito, o apoio nas contratações através do Sine (Sistema Nacional de Empregos), a criação do Centro de Atendimento ao Empresário, a atuação da Sala do Empreendedor e a implantação do programa Contrata Mais Brasil, que facilita compras governamentais de microempreendedores.
A expansão econômica de Barra do Piraí, ainda na avaliação do governo municipal, também é impulsionada por novos investimentos industriais, especialmente no setor metalmecânico, pela atração de novos negócios, pelo crescimento do turismo no distrito de Ipiabas e pela criação da Companhia de Desenvolvimento de Barra do Piraí. (Foto: Divulgação)