



A Prefeitura de Barra do Piraí abriu as inscrições para o Edital Cultural Aldir Blanc nº 66/2025, destinado aos segmentos de Artesanato e Folia de Reis, reforçando o compromisso do município com a preservação das tradições e o incentivo ao trabalho de artistas e fazedores de cultura. As inscrições seguem até domingo, 30 de novembro de 2025 e devem ser realizadas pelos formulários disponíveis no link geral dos editais https://linklist.bio/prefbp. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa também oferece suporte e tira dúvidas pelo WhatsApp (24) 99224-0158, garantindo que todos os interessados possam participar do processo com facilidade.
O edital contempla dois segmentos muito representativos para a cidade. A Folia de Reis, que se aproxima de seu tradicional ciclo de celebrações, entre 25 de dezembro e 20 de janeiro, recebe incentivo para fortalecer grupos e manter vivas as manifestações culturais que percorrem os bairros do município. Já o Artesanato, uma das principais expressões da economia criativa local, ganha reforço neste fim de ano, ampliando oportunidades para quem produz, comercializa e movimenta o setor.
O secretário Gabriel Barbosa destacou a importância desses editais para segmentos que preservam a história e impulsionam a economia criativa da cidade.
“Temos uma ótima notícia para a cultura de Barra do Piraí. Publicamos dois editais, para o Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), fundamentais para segmentos que representam nossa história e nossa força criativa. O primeiro é para as Folias de Reis já que estamos às vésperas do ciclo de festejos e queremos ver todos os grupos inscritos e participando. Nossa equipe está à disposição para orientar e ajudar no que for preciso”.
O segundo edital é para o segmento de artesanato, que tem enorme importância para a economia criativa da cidade. “Nesse fim de ano, esse incentivo chega para fortalecer quem produz, criar novas oportunidades e aquecer o setor. Todas as informações estão nos canais oficiais da Prefeitura e no link da bio. Seguimos trabalhando para valorizar a cultura, o audiovisual e a economia criativa de Barra do Piraí,” afirmou Gabriel.