Chega ao fim nesta quarta-feira (30) o período de defeso do camarão. A partir desta quinta (1º) a pesca do crustáceo estará liberada no mar das cidades das regiões Sul e Sudeste do país. A medida contempla as espécies de camarão rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça.
A proibição da pesca com arrasto motorizado vigora desde 28 de janeiro, como ocorre anualmente, com o objetivo de garantir o período reprodutivo e o desenvolvimento adequado das espécies. O defeso é regulamentado pelo Ministério da Pesca e fiscalizado pelo Ibama.
Em Angra dos Reis, há 71 barcos de pesca e 165 pescadores de camarão atuando na modalidade de pesca de arrasto. Durante os três meses de paralisação, esses profissionais receberam o auxílio-defeso, conforme previsto em lei. Com o fim da restrição, a expectativa é que os pescadores da região capturem, mensalmente, aproximadamente 10 toneladas de camarão.
Para mais informações, a Secretaria de Pesca fica na Rua Arcebispo Santos, 182, no Centro de Angra dos Reis, próximo ao Mercado do Peixe (Mercado Redondo), na Praça Zumbi dos Palmares. Os telefones para contato são (24) 3379-9920 e (24) 3377-1635. (Foto: Divulgação)