A Secretaria de Saúde de Barra Mansa ampliou a vacinação contra a dengue no município. A partir desta segunda-feira, dia 16, o imunizante está disponível para pessoas de 06 a 59 anos, conforme o estoque disponível. Os moradores podem procurar as seguintes Unidades de Saúde da Família (USF): Ano Bom, Belo Horizonte, Bocaininha, Colônia 2, Clínica da Família Vista Alegre, Jardim Primavera, Júlio Caruso, Paraíso de Cima, São Francisco, Saudade, Vila Delgado e Vila Nova.
– Enquanto tivermos estoque, a vacina estará disponível para esse público. Ao término deste lote, o grupo será novamente contemplado em uma próxima ação – destacou a responsável pela imunização no município, Hellen Martins.
Ainda segundo ela, é importante que a população esteja ciente de algumas recomendações.
– Pacientes com dengue, ou que tenham tido resultado positivo recentemente, devem aguardar seis meses antes de receber a primeira dose da vacina. Além disso, a vacinação não é indicada para pessoas com alergia a outros imunizantes, imunossuprimidos, gestantes, mulheres em período de amamentação e indivíduos com outras comorbidades, que devem ser avaliadas pela equipe de saúde local. Vale ressaltar que o imunizante não pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas – acrescentou Hellen.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor atrás dos olhos, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira e náuseas. Em caso de suspeita, é fundamental buscar orientação médica.
Denúncias sobre residências e terrenos com condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, podem ser feitas à Vigilância em Saúde Ambiental, pelo telefone (24) 3512-0722.