A partir da próxima segunda-feira (3), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Barra Mansa (Compdec) contará com apoio no desenvolvimento de soluções e ações preventivas para áreas de risco: a instalação de um núcleo avançado do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ). A parceria será durante o período em que as chuvas costumam causar transtornos na região.
Acompanhado do presidente do DRM-RJ, Luiz Magalhães, o prefeito Luiz Furlani destacou a importância do trabalho em conjunto, especialmente após as informações divulgadas nesta semana pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). No boletim de risco hidrológico emitido, Barra Mansa é uma das cidades que apresentam “risco muito alto”.
“Sabemos que Barra Mansa, historicamente, enfrenta esses problemas e por isso fiz uma solicitação ao governo do estado para que trouxesse para cá uma base avançada do DRM para fazer o acompanhamento e o monitoramento dessas áreas que, com o período de chuvas, passam a ser muito preocupantes”, disse o prefeito.
Luiz Magalhães deu mais detalhes sobre o trabalho da equipe técnica. “A partir de segunda-feira, teremos aqui uma base para atender tanto Barra Mansa quanto as cidades vizinhas. Três geocientistas ficarão direto até o final do período de contingência para apoiar no que for preciso. É uma orientação do nosso governador e do secretário estadual de Ambiente e presidente do Comitê Permanente de Chuvas, Bernardo Rossi, para que não deixemos a cidade sem uma proteção mínima necessária”, afirmou o presidente do DRM-RJ.
Nesta quinta-feira (30), equipes do Saae-BM continuaram o trabalho de retirada de lama e limpeza de caixas coletoras de águas pluviais no bairro Vila Elmira, localidade que foi afetada pelas fortes chuvas do último final de semana.
Na segunda-feira (27), profissionais da autarquia já haviam identificado e retirado um sofá descartado irregularmente no Córrego Vila Elmira. O móvel chegou a bloquear uma manilha, prejudicando o fluxo normal de água e causando erosão na localidade.
Ao longo desta semana, o Saae também realizou a manutenção do dique da Vila Independência e da rede de águas pluviais na Via Sérgio Braga. (Foto: Divulgação / Chico de Assis)