




“Pássaro tem que estar na natureza.” Esse é o lema do Grupo Amigos das Aves de Barra do Piraí. Foi justamente essa ideia que os visitantes da FLIB 2025 — a Feira Literária Barrense — puderam conhecer ao visitar o estande da prefeitura de Barra do Piraí neste domingo (5).
O grupo foi fundado pelo dentista barrense Rodolfo Viana, um amante da natureza. “Temos o projeto Asas Livres – Liberdade que Inspira, e é uma grande oportunidade de conscientizar os moradores da cidade e os visitantes. Pássaro tem que estar voando livre na natureza”, afirmou Rodolfo.
Durante o evento, o grupo realizou uma ação simbólica: doou um comedouro de produção própria a quem entregou uma gaiola. “Lá no meu consultório eu tenho uma impressora 3D, e com ela consigo fazer as peças para o comedouro. Ele é resistente, não atrai abelhas e não apresenta risco de vazamento”, explicou o fundador.
Marcos Paulo, morador de Volta Redonda, ficou encantado com as fotos das aves e com o mascote do grupo, o beija-flor Topetinho-Vermelho, ave típica da região. “Achei muito boa a proposta de trocar gaiolas por bebedouros. Coisa mais linda é acordar, abrir a janela e poder ver e ouvir os passarinhos cantando. Temos que cuidar da nossa natureza”, disse o visitante.
Para o secretário de Turismo de Barra do Piraí, Tadeu Oliveira, receber os integrantes do Grupo Amigos das Aves durante a FLIB 2025 tornou o evento ainda mais completo. “Unimos literatura, arte, cultura e cuidado com o meio ambiente. Falar de preservação da natureza e das nossas aves é um compromisso que precisamos reforçar. Os pássaros merecem liberdade, não prisão”, afirmou o secretário. (Foto: Divulgação)