O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que fica no Hospital São João Batista (HSJB), abriu excepcionalmente para coleta, no sábado (1º), para a primeira campanha de doação de sangue “Correndo pela Vida”. A iniciativa reuniu corredores de oito grupos de corrida da cidade – equipes Pilad, Sampaio Runners, Lince, Corações de Aço, RL Sports, Hard Mountain e Senna, além da Cross Experience São Geraldo. Cerca de 50 atletas fizeram a doação entre 7h e 11h.
O evento foi o primeiro da campanha de captação de doadores para garantir o estoque do hemonúcleo durante o Carnaval 2025. “Procuramos a Secretaria Municipal da Juventude para trazer estudantes para a doação. Com o início do ano letivo de 2025, agora em fevereiro, conseguimos atrair esse público”, disse a responsável pela captação de doadores do Hemonúcleo, Cristina Teixeira.
O coordenador técnico do Banco de Sangue, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, lembrou que, historicamente, o número de transfusões aumenta em feriados prolongados. “A circulação nas ruas aumenta, causando o crescimento de acidentes envolvendo veículos automotores e aumento da violência, muitas vezes por conta do consumo excessivo de álcool”, afirmou, lembrando que, para doar sangue, não é necessário fazer agendamento prévio e nem estar em jejum.
O Núcleo de Hemoterapia faz a captação de doadores das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode ser doadora, sendo que os menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis; também é necessário estar em boas condições de saúde. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica.
O Hemonúcleo de Volta Redonda atende o HSJB e também o Hospital do Retiro, Hospital Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado), três hospitais privados na cidade e ainda fornece hemocomponentes para hospitais de Pinheiral e Piraí. (Foto: Divulgação)