




O ex-aluno do Pré-Vestibular Cidadão (PVC), João Pedro Fernandes Oliveira, que se destacou em 2019, acaba de realizar um sonho: formou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A conquista enche de orgulho o Movimento Ética na Política (MEP), seus professores e toda a comunidade que acompanhou sua jornada. A colação de grau aconteceu no dia 9 de dezembro. Em mensagem ao MEP, João Pedro agradeceu emocionado: “O MEP foi muito além do conhecimento. Recebemos apoio, estímulo e cuidado. Vocês nos mostraram que o nosso lugar também é na universidade pública.” Para ele, o suporte humano, pedagógico, acadêmico e solidário do Movimento foi decisivo para atravessar o período intenso de preparação e reafirmar o direito da juventude trabalhadora ao ensino superior.
O pai, Jailson Fernandes, ligado à Comunidade Eclesial Jesus de Nazaré, bairro Belo Horizonte, reforçou a importância social do projeto: “O Pré do MEP é essencial para garantir que a classe trabalhadora tenha acesso à universidade. Sou muito grato a todos que ajudam a transformar a vida desses jovens. Hoje meu filho é médico graças a esse projeto”. O médico e professor Miguel Tepedino, voluntário desde 2001 e grande incentivador, “padrinho” de todos que optam pela área da saúde, vibrou: “Que alegria! Mais uma conquista. Dr. João Pedro, meu colega. Parabéns!” O professor Paulo Ricardo, há 21 anos no MEP, feliz destacou agradecido: “Que ele tenha uma carreira sólida, sem jamais esquecer de servir aos menos favorecidos. Um orgulho!” A professora Tânia Bentes, que acompanhou João Pedro no Colégio Delce Horta, no ensino médio, também celebrou: “Pessoas como João Pedro engrandecem a Medicina. Ele sempre foi gentil, aplicado e humano.” A professora Joan Myrrah, diretora de ensino, feliz já quer agendar uma ida dele para falar com a turma de 2026.” João Pedro um querido, conquista linda e merece ser celebrada! Vamos convidá-lo para falar com a turma de MEP-2026.”
A médica Dra. Natália Lambert, ex-aluna do MEP (2008 a 2009), enviou uma mensagem marcada por memória e gratidão: “Vocês são essenciais na minha trajetória. É lindo ver que, tantos anos depois de ter estudado com vocês, há 16 anos, a história vem se multiplicando. Ver mais um colega se formando em Medicina me enche de orgulho. A continuidade desse projeto é gratificante.” A manifestação da Dra. Nathalia traduz o sentimento de gerações que encontraram no Movimento apoio, acolhimento e direção para sonhar mais alto. O MEP comemora também outros ex-alunos que passaram pelo Pré do MEP e informaram que chegaram ao diploma de Medicina: Márcio, Diego, Júlia, Gabriel, Vitor, Paula, Salema, Mariana e Lorane , além das estudantes atualmente em formação: Júlia Ferreira e Deise.
“A formatura de João Pedro reafirma a força da educação comunitária de qualidade e solidária. Cada vitória é coletiva. Cada diploma é fruto de muitas mãos. Cada sonho realizado é prova viva da transformação gerada pelo MEP. Alegro-me.” Zezinho.