




O vereador Jonas Dico (Podemos), foi eleito prefeito de Três Rios neste domingo (5). Disputando contra outros quatro candidatos, Dico – que vinha exercendo interinamente o cargo – foi o vencedor da eleição suplementar na cidade. O novo vice-prefeito é Arsonval Macedo (MDB).
Dico teve 40,19% dos votos válidos (16.182). Em segundo chegou o candidato do Solidariedade, Juarez da Saúde, com 34,41% (13.855), seguido de Bia Bogossian (PSD), com 14,75% (5.941), Professor Anderson Muriçoca (PRD), com 9,76% (3.929) e Jorge Almeida (DC), com 0,89% (360 votos).
O novo pleito foi determinado pela Justiça Eleitoral após o vencedor da eleição de 2024, Joacir Barbaglio Pereira, o Joa, ter sido declarado inelegível por irregularidades nas contas da ocasião em que presidiu a Câmara Municipal, em 2013. Joa, que tentava a reeleição, chegou a assumir a prefeitura por decisão liminar, derrubada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar sua inelegibilidade.
Desde então, a prefeitura estava sob o comando interino do presidente da Câmara, Jonas Dico, que agora assume o cargo para o mandato que se encerrará em 31 de dezembro de 2028.
Quem é – Natural de Três Rios, Jonas Mascarenhas Macedo, o Jonas Dico, de 46 anos, construiu sua carreira política em Três Rios, onde foi vereador por dois mandatos consecutivos antes de assumir a presidência da Câmara Municipal. Ligado à base de apoio de Joa, Dico assumiu o comando interino da prefeitura em janeiro, após a decisão da Justiça Eleitoral que cassou o mandato do então prefeito.
Dico iniciou sua carreira no serviço público, há 24 anos, como motorista da Saúde, função que, segundo ele, lhe permitiu conhecer de perto as demandas da comunidade e “desenvolver um olhar sensível para as necessidades” da população. Foi eleito vereador por três mandatos consecutivos e, no ano passado, foi escolhido para presidir a Câmara.
O agora prefeito oficial de Três Rios é casado, tem dois filhos e mora no bairro Vila Isabel, o mais populoso de sua cidade. (Foto: Divulgação)