



O Parque Nacional do Itatiaia está entre os três finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2025, promovido pelo Ministério do Turismo e o Conselho Nacional do Turismo, com o projeto “Natureza sem Barreiras: Itatiaia Acessível”. A reserva concorre na Categoria 10 – Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo.
O projeto finalista apresenta a primeira cachoeira do estado do Rio de Janeiro – a Camapuã – preparada para receber portadores de deficiência desde março, depois de uma obra em parceria entre o Parque Nacional, a prefeitura, SOS Mata Atlântica e Eletrobras.
O acesso à cachoeira foi adaptado, com corrimãos ao longo de todo o percurso e uma rampa de acesso à água, para as pessoas que utilizam cadeira de rodas. Também foi feita uma drenagem aprimorada e cortes em rochas para facilitar a passagem dos cadeirantes.
Também foi construído um estacionamento exclusivo próximo à trilha, em um percurso de apenas 100 metros até a queda d’água. A cachoeira fica na parte baixa do parque, a 1.070 metros de altitude e foi projetada para que pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso facilitado à atração.
O projeto finalista também conta com outras iniciativas que promovem a acessibilidade e a inclusão no turismo no Parque Nacional do Itatiaia, como o Caminho Acessível do Voluntariado, o Bosque Sensorial Acessível, a Alameda Conectar e a qualificação do Centro de Visitantes com audiodescrição, libras, braille e recursos visuais acessíveis.
O Prêmio Nacional do Turismo está em sua quarta edição. A iniciativa reconhece as iniciativas e profissionais que fortalecem o turismo, por meio de ações inovadoras, sustentáveis e que promovam a inclusão. A cerimônia de premiação será no dia 3 de dezembro. (Foto: Divulgação)