



O Diretório do Partido Liberal de Volta Redonda informou no domingo (23) que recebeu com grande preocupação a notícia da prisão do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro. O diretório do Partido Liberal (PL) de Volta Redonda divulgou, na tarde deste sábado (22), nota sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (veja a íntegra no final do texto), cumprida pela manhã pela Polícia Federal em Brasília. Em nota, o partido diz que considera a prisão motivada por “evidente viés político e por medidas desproporcionais”.
Para o PL, a prisão “afronta direitos básicos”. Diz ainda que continuará acompanhando cada passo do processo.
Moraes aponta risco de fuga – Ao decretar a prisão preventiva do ex-presidente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, atendeu a um pedido da Polícia Federal, que alertou para o risco de fuga de Bolsonaro, cuja tornozeleira eletrônica – usada por ele em prisão domiciliar – foi violada no início da madrugada deste sábado.
Segundo o portal UOL, o ex-presidente disse à Polícia Federal que tentou romper tornozeleira com ferro de solda. De acordo com a Seape (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal), informou que fez uso de “solda para tentar abrir o equipamento”.
Outro motivo considerado por Moares para aceitar o pedido de prisão foi um chamamento para vigílias feito pelo filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A PF entende que a ação causaria aglomerações em frente à casa do ex-presidente, o que geraria risco para ele e para terceiros.
A decisão relembra vigílias em quartéis e ressalta o risco que uma aglomeração poderia causar, dificultando uma eventual ordem de prisão e até mesmo possibilitando uma possível fuga de Bolsonaro. Foi salientado na decisão que o condomínio residencial do ex-presidente fica a cerca de 15 minutos de carro da área de Brasília onde ficam as embaixadas.
Veja a íntegra da nota do PL de Volta Redonda
“O Diretório do Partido Liberal de Volta Redonda recebeu com grande preocupação a notícia da prisão do ex-presidente -Jair Messias Bolsonaro.
Entendemos que essa prisão se soma a uma série de ações marcadas por evidente viés político e por medidas desproporcionais. Claramente inaceitável que um país democrático use a Justiça para enfraquecer quem pensa diferente, ferindo diretamente os princípios e direitos conquistados através da verdadeira democracia.
Bolsonaro sempre se colocou à disposição das autoridades e nunca se negou a colaborar. Por isso, sua prisão afronta direitos básicos, como o devido processo legal, a ampla defesa e o tratamento justo que qualquer cidadão merece.
O Partido Liberal de Volta Redonda seguirá atento e firme, acompanhando cada passo desse processo. Reafirmamos nosso apoio ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e mantemos nosso compromisso com a justiça, a liberdade e os direitos de todos os brasileiros”. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil