



A prefeitura de Volta Redonda inaugurou, nesta segunda-feira (8), um posto móvel da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) na Praça Independência e Luz II, no bairro Aterrado. A unidade funcionará 24 horas por dia e tem como objetivo ampliar a segurança na região, oferecendo atendimento direto aos moradores, comerciantes e frequentadores do local.
O novo equipamento conta com acesso em tempo real às câmeras de monitoramento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e com a presença contínua de agentes da GMVR, fortalecendo o patrulhamento preventivo e a vigilância no entorno da praça.
A cerimônia de inauguração reuniu moradores e autoridades, entre elas o prefeito Antonio Francisco Neto; o deputado estadual Munir Neto; o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique; o comandante da GMVR, Silvano de Paula; o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, coronel Moisés Sardemberg; e o coordenador da Operação Segurança Presente, major José Eduardo Martins Silvério.
A moradora Beatriz Chaves celebrou o reforço da segurança no local com a instalação do posto móvel e destacou o comprometimento da comunidade em preservar o espaço. “Os moradores estão voltando a frequentar. Assumimos o compromisso de estar juntos com a prefeitura na retomada desse espaço. É um sentimento de gratidão, um projeto que vai garantir nossa segurança e a qualidade de vida dos moradores. Deixo o agradecimento ao prefeito Neto, ao Munir, ao Coronel Henrique, que são pessoas que se comprometem com a qualidade de vida e com um olhar de compaixão com quem está em situação de rua. Muita gratidão”, afirmou.
O comandante do 28º BPM, coronel Moisés Sardemberg, ressaltou a importância da iniciativa para o trabalho da Polícia Militar. “Quem vê e viu outras cidades sabe o quanto isso facilita o nosso trabalho. Parabenizo ao Coronel Henrique pela iniciativa e que esse espaço volte a ser da comunidade. Ações como essa permitem que a Polícia Militar possa focar em outras situações, aumentando a segurança de toda a cidade”, disse.
Segurança, uma prioridade em Volta Redonda
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, reforçou que segurança pública tem sido uma prioridade da gestão do prefeito Neto, desde 2009. “Desde que cheguei em Volta Redonda, o prefeito Neto tem sido incansável e tem nos cobrado para garantir o direito de ir e vir dos moradores. Volta Redonda não é mais uma cidade do interior como antigamente, e a segurança precisa acompanhar essa evolução. Os números mostram que somos uma cidade segura, mas o crime é dinâmico, e os espaços precisam ser ocupados pelas forças de segurança. Por isso estamos instalando este posto móvel que funciona 24 horas por dia e vai irradiar sensação de segurança para toda a região. Estamos tomando um conjunto de ações. Continuem confiando na segurança pública”, afirmou.
O deputado estadual Munir Neto também destacou a importância do trabalho integrado. “Parabenizo o prefeito Neto e o Coronel Henrique pelo trabalho na segurança pública. O olhar do secretário vai além da pasta, alcança a área social, parcerias com associações de moradores, com idosos. Volta Redonda é referência não só no estado, mas no Brasil. Tenho levado esses projetos adiante. A união do Poder Público com a sociedade é o que nos torna cada vez melhores”, disse.
O prefeito Neto lembrou que Volta Redonda tem avançado de forma constante no reforço à segurança pública, citando investimentos recentes como o Batalhão de Ações com Cães e a nova sede da Polícia Federal, que será instalada no bairro Casa de Pedra.
“Volta Redonda tem melhorado a sua segurança a cada dia. Parabéns a todos os envolvidos, da Ordem Pública e da Guarda Municipal. Parabenizo também os moradores pela união e pela força. Moradores, vocês podem ter certeza que haverá câmeras ligadas a esse posto móvel 24 horas por dia. Agradeço ao Munir, que tem feito muito pela nossa segurança, e ao Coronel Henrique, que conseguiu unir todas as forças policiais. Queremos fazer de Volta Redonda uma cidade cada vez mais segura. Parabéns por essa iniciativa, Henrique”, concluiu o prefeito.
Fotos: Adriana Cópio – Secom/PMVR.