Completaram um ano este mês as obras de duplicação da pista da Serra das Araras, na Via Dutra, principal ligação entre Rio e São Paulo. Com 25% de execução, a concessionária informou que o primeiro dos 24 novos viadutos previstos no novo traçados fica pronto em maio, um mês antes do previsto. Com 50 metros de extensão, o novo elevado fica no sentido São Paulo, perto de Paracambi.
Segundo a CCR RioSP, o viaduto está na fase de acabamento e já deve ter as quatro faixas. Porém, a concessionária ainda estuda se fechará duas dessas pistas para não provocar um estrangulamento do trânsito na sua saída. A liberação do trânsito no local permite que a obra siga para um novo trecho, por onde os automóveis trafegam.
Outros dois elevados devem ser abertos no último trimestre deste ano e são importantes para o avanço das obras, já que o trânsito será desviado para os viadutos, permitindo a duplicação das pistas hoje usadas pelos motoristas. O traçado da Serra das Araras é de 1928 e a quantidade de veículos que circulam pela estrada não se compara com antigamente.
O investimento em obras na Serra chega a R$ 1,5 bilhão e tem como principal objetivo aumentar o número de faixas. Atualmente, os motoristas têm disponíveis somente duas pistas em cada sentido. A previsão da concessionária é entregar a nova pista de subida em 2028. Já a pista de descida deverá ser concluída apenas em 2029. Com informações do jornal Extra, do Grupo Globo. (Foto: Divulgação)