O Volta Redonda conquistou uma vitória heroica na noite deste sábado (19), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Depois de sair perdendo de 2 a 0 para o Athletico Paranaense, no primeiro tempo, o time virou na etapa final da partida disputada no Estádio Raulino de Oliveira. Até então, o Esquadrão de Aço não havia marcado mais que um gol na competição. Fez três, um deles de Ítalo Carvalho, artilheiro que retornou ao clube no início do mês passado e que, até então, em seis jogos disputados, havia passado em branco.
Apesar da vitória, que levou a equipe aos 18 pontos, o Esquadrão de Aço permanece na zona de rebaixamento, na vice-lanterna. Porém, o desempenho da equipe na etapa final aponta que o Esquadrão de Aço ainda pode melhorar e garantir sua permanência na segunda divisão nacional no próximo ano.
O time entra em campo novamente na próxima quarta-feira (22), contra a Chapecoense, às 19h, na Arena Condá. O Athletico-PR, que mirava o G-4, segue com 23 pontos, na 9ª colocação e volta a campo na terça-feira (21), para enfrentar a Ferroviária-SP, às 20h, na Ligga Arena, em Curitiba.
Furacão domina e marca 2 gols – Mal a bola rolou e a equipe visitante assustou. Ezquivel fez o cruzamento e Alan Kardec finalizou à direita de Drosny, com muito perigo.
Já o Esquadrão de Aço chegou bem aos 11 minutos, quando Ítalo recebeu livre na grande área, ajeitou, mas chutou em cima do goleiro Mycael. A rigor, foi a única oportunidade criada pelo Esquadrão de Aço na primeira etapa.
Aos poucos, o Athletico foi assumindo o domínio do jogo e gerando oportunidades – amadurecendo o gol, como se costuma dizer. Aos 16, o habilidoso Zapelli tabelou com Patrick e entrou na área adversária. Drosny saiu, não achou a bola, que foi cruzada na pequena área, mas o lateral Jhonny apareceu para afastar.
Pouco depois, aos 19, o Furacão chegou mais uma vez perigosamente e, na rebatida da zaga, Mendoza dominou, mas chutou à esquerda do goleiro do Volta Redonda.
E o gol que estava amadurecendo veio aos 23 minutos. Zapelli interrompeu uma tentativa de ataque do Volta Redonda e lançou para Esquivel na esquerda. Ele avançou e cruzou para Alan Kardec, que chegou batendo de primeira. Drosny ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol. O árbitro, depois de consultar o VAR, devido à reclamação do Voltaço de um toque de mão de Ezequiel na origem da jogada, acabou confirmando o placar de 1 a 0 para o Athletico.
Em tempo: Kardec é de Barra Mansa, está com 36 anos e já atuou por vários clubes grandes do futebol brasileiro.
A vantagem não diminuiu o ímpeto dos visitantes que, diante da fragilidade do adversário, se mantiveram no ataque buscando o segundo gol. Que saiu aos 38. E foi um golaço. Zapelli recebeu na área, se livrou com extrema categoria de dois adversários e mandou para o fundo da rede: 2 a 0, com inteira justiça.
Reação – Com a vantagem, o Furacão voltou para o segundo tempo apostando em atrair o Voltaço para tentar surpreender nos contra-ataques. Quase deu certo aos 8, mas Zapelli, frente a frente com Drosny, incrivelmente perdeu a chance de ampliar.
Todavia, no lance seguinte, o Esquadrão de Aço diminuiu. Raí fez um ótimo lançamento para MV. O atacante recebeu no lado esquerdo da área e colocou no lado direito de Mycael, que nada pôde fazer, diminuindo para 2 a 1.
Totalmente diferente da etapa inicial, o Esquadrão de Aço partiu determinado em busca do empate, que veio aos 20 minutos: Pierre fez um ótimo lançamento pelo alto e André Luiz, que entrou no segundo tempo, cabeceou no canto esquerdo de Mycael, colocando 2 a 2 no placar.
Atordoado, o Athletico custou a se reorganizar e só voltou a ameaçar aos 30, quando Zapelli recebeu de Mendoz e fez o passe para a entrada da área. João Cruz recebeu e ficou a frente a frente com Drosny, que fez uma grande defesa, evitando que o Furacão retomasse a vantagem.
A virada do Tricolor de Aço veio aos 38 minutos. Depois de driblar Raul, PK deu drible desconcertante em um adversário e fez o passe para Ítalo Carvalho. O atacante bateu cruzado, no canto esquerdo do goleiro do Athletico. “Espero que agora a chave tenha mudado”, disse Ítalo após a partida. É o que espera a sua torcida. (Foto: V RFC / Divulgação)
Volta Redonda 0 x 2 Athletico-PR
Local: Raulino de Oliveira
Data: 19 junho 2025
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos (SP), auxiliado por Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Rafael Tadeu Alves de Souza (SP)
Gols: Alan Kardec, aos 23, e Zapelli, aos 38 do 1º tempo; MV, aos 9, André Luiz e Italo Carvalho, aos 35 aos 20 do 2º tempo
Volta Redonda: Jean Drosny, Jhonny (Wellington Silva), Gabriel Bahia, Gabriel Pinheiro e Sánchez; Bruno Barra (André Luiz), Pierre, Raí (Fabrício) e Lucas Tocantins (PK); Ítalo e MV. Técnico: Rogério Corrêa
Athletico-PR: Mycael, Kauã Moraes, Belezi, Léo e
Esquivel; Felipinho (Giuliano), Raul (Renan Peixoto), Patrick e Zapelli (Leozinho); Mendoza e Alan Kardec. Técnico: Odair Hellmann