


As cidades do Sul Fluminense, incluindo Angra dos Reis e Paraty, no litoral, estão em estado de alerta devido às chuvas das últimas horas no estado. Segundo a Defesa Civil estadual, 265 sirenes foram acionadas para aviso de chuva em diversas localidades, incluindo Barra Mansa (10), Barra do Piraí (15), Duque de Caxias (17), Magé (10), Petrópolis (22), Rio de Janeiro (155), Teresópolis (24) e São João de Meriti (12). Também houve mobilização pontual de sirenes em áreas com maior risco, totalizando cinco acionamentos adicionais, nos municípios de Duque de Caxias, Mangaratiba e Angra dos Reis. Itaguaí, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Rio Claro, Angra dos Reis e Mangaratiba também tiveram acumulados de chuvas superiores a 100 mm em 24 horas.
Segundo a prefeitura, o volume de chuva em Angra dos Reis passou de 120 mm em seis horas. Apesar do acumulado em pouco tempo, não há registros de desalojados ou desabrigados, nem de moradores feridos, somente ocorrências de alagamento e quedas de árvore com interdição de vias.
Ainda de acordo com a prefeitura, a área mais afetada foi a dos bairros Itanema e Bracuí, com equipes da Defesa Civil nos locais para dar suporte à população. Apesar do rio ter baixado na região do Bracuí e da Mambucaba, a Defesa Civil mantém o alerta para as próximas horas.
A previsão para esta terça-feira é de céu encoberto com chuva fraca a moderada podendo ser ocasionalmente forte. O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha 24 horas as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário. (Fotos: Redes sociais)