Mais uma morte por dengue foi confirmada no Sul Fluminense. Depois de Itatiaia, onde a prefeitura informou o óbito de uma idosa, de 98 anos, no dia 31 de janeiro, agora foi a vez de Barra do Piraí registrar uma morte pela doença.
A mulher era uma idosa, de 76 anos e era moradora do distrito da Califórnia. O óbito aconteceu no dia 9 deste mês. O governo do Rio de Janeiro decretou nesta quarta-feira (21) epidemia de dengue no território fluminense. O decreto será publicado no Diário Oficial até esta quinta-feira (22).
São mais de 49 mil casos este ano da doença no estado, 20 vezes acima do esperado, com quatro mortes confirmadas. Os números de 2024 já representam 96% de todos os casos registrados em 2023.
O estado anunciou a criação de um Centro de Operações de Emergência em Saúde específico para a dengue, que vai unir todos os setores da saúde, inclusive a Vigilância Sanitária, para dar resposta rápida aos municípios. Além disso, haverá ampliação para 22 salas de hidratação e reforço diário de médicos e enfermeiros nas UPAs estaduais.