


A Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa divulgou nesta sexta-feira (16) orientações à população sobre como lidar com os micos, pequenos macacos que estão sendo vistos cada vez mais na área urbana da cidade. Recentemente, três crianças foram mordidas por este tipo de animal no Sesc da cidade, localizado no Ano Bom.
Sem fazer referência aos episódios, a secretaria explica que o aumento da presença dos micos na região central da cidade se deve à destruição de seus habitats e também pelo frequente hábito das pessoas de alimentarem os animais. Alerta que se tratam de animais silvestres e o contato com humanos pode trazer riscos tanto à saúde deles quanto à das pessoas. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a espécie é considerada fonte de infecção para os vírus da raiva e do herpes, além de outras doenças.
A veterinária da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa, Millene Borges, ressalta que, como esses animais têm aparência considerada fofa e inofensiva, as pessoas têm tido o hábito de alimentá-los, trazendo riscos, já que eles podem ser agressivos, ocasionando arranhões e mordidas.
“Alguns alimentos utilizados por humanos podem não fazer bem a eles, já que não são de sua natureza. Isso também aumenta a migração para os locais de fácil alimentação. Com esse costume, caso a pessoa não alimente o animal, ele pode ficar agressivo por não receber a comida”, explicou.
Ao ser mordida ou arranhada pelo mico, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para obter os primeiros socorros. O paciente é orientado, em seguida, a ir até o posto de saúde do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), no Centro, para receber a vacina antirrábica após a exposição.
Os micos são uma espécie protegida por lei e não devem sofrer qualquer tipo de violência. Para relatar o aparecimento da espécie e esclarecer outras dúvidas, a população pode contatar a Guarda Ambiental através do telefone (24) 3326-2588 ou na Rua Getúlio Borges Rodrigues, 210, no bairro São Luís.
Crianças mordidas – No manhã do último dia 10, uma menina de 2 anos foi mordida por um mico quando utilizava a área destinada para brinquedos. Segundo relato do pai da menina ao jornal Folha do Aço, outras três crianças também foram mordidas pelos macacos, mesmo sem estarem interagindo diretamente com os animais.
“O ataque ocorreu enquanto ela brincava nas proximidades do escorregador, quando um dos macacos pulou da árvore e a mordeu, causando lesões em dois pontos da perna esquerda”, contou o pai, que pediu para não ser identificado.
Ele criticou o Sesc, afirmando que nenhum funcionário prestou atendimento imediato à família diante do ocorrido. A família buscou atendimento médico na Santa Casa e foi encaminhada ao Hospital do Retiro, em Volta Redonda, onde havia vacina antirrábica disponível.
A direção do Sesc Barra Mansa informou ao mesmo jornal que orienta os usuários “sobre os cuidados com os animais silvestres e que mantém um protocolo de atendimento para esses casos, colocando-se sempre à disposição dos usuários quando informado dessas ocorrências”. (Foto: Divulgação / Paulo Dimas)