Após uma reunião entre representantes do DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem) do Rio de Janeiro e técnicos da Defesa Civil de Angra dos Reis e Rio Claro, realizada na manhã desta terça-feira (3), ficou decidido que não será feita, ao menos por enquanto, a interdição total da RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga), por causa do desabamento de uma faixa da estrada no km 18, na Serra D’Água. A reunião aconteceu na própria rodovia, onde engenheiros e técnicos avaliaram a situação no trecho.
No local, o trânsito está sendo feito somente por um dos acostamentos, já que uma das faixas foi levada pelo deslizamento. Já foram instaladas placas de sinalização para os motoristas, indicando o desvio para a margem da estrada. Também ficou definido que a sinalização vai ser reforçada no sentido de alertar quem trafega por ali. A estrada liga Barra Mansa a Angra dos Reis.
Os técnicos decidiram ainda por medidas paliativas até que as chuvas cessem e permitam algum tipo de intervenção. Uma delas será a construção de uma mureta de asfalto em torno da área afetada, além de se cobrir o terreno com uma lona para evitar que a água da chuva continue encharcando a terra, o que faz aumentar o peso e aumenta o risco de desabamento.
Apesar das medidas, a Polícia Rodovia Estadual (PRE) está recomendando a quem puder que evite passar pelo local, sobretudo no início da manhã e à noite, quando é comum a neblina no trecho, mesmo no verão. A orientação é que os motoristas busquem a RJ-149, que liga Rio Claro a Mangaratiba, pela Serra do Piloto.