O documentário “Favela do Papa” terá uma pré-estreia em Volta Redonda, seguida de um bate papo com o diretor do filme. A exibição será na próxima sexta-feira (4), às 19h30min, no Cine Gacemss 2. O diretor Marco Antônio Pereira, que é de Volta Redonda, estará presente e, após o filme, vai conversar com o público e os convidados Enio Puello (gerente executivo de Variedades da TV Brasil), José Maria da Silva (coordenador geral do Movimento Ética na Política) e Lincoln Botelho da Cunha (professor universitário, arquiteto e urbanista).
O longa-metragem é o quarto filme dirigido por Pereira. Uma produção da Urbano Filmes, o projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de apoio à cultura em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19. O lançamento nas salas do Rio de Janeiro aconteceu no dia 22 de agosto.
O documentário aborda o movimento de resistência dos moradores da Favela do Vidigal contra uma ordem de remoção, na década de 1970. É um episódio divisor de águas em se tratando de política fundiária: a organização popular, com o apoio da Igreja Católica e personalidades, fez com que a atenção da mídia e da população brasileira recaísse para a comunidade do Vidigal, impedindo a perda de moradias para exploração imobiliária.
Através do resgate de imagens preciosas de época e entrevistas, o filme mostra como se deu esse apoio na defesa da permanência dos moradores em seu território. O engajamento da Igreja católica, através da Pastoral das Favelas, de juristas e do artista Sérgio Ricardo, fez a diferença e a vitória foi coroada com a visita histórica do Papa João Paulo II à favela, em 1980, reconstituída agora pela primeira vez no documentário.
Em promoção, todos os ingressos serão vendidos a R$ 12 (meia). Associados do Gacemss terão entrada franca. (Foto: Divulgação)