O prefeito de Barra Mansa Luiz Furlani visitou neste sábado (15) locais da cidade onde serão feitas contenções de encostas. Acompanhado de técnicos da prefeitura, ele esteve nas ruas Santa Bárbara (Vista Alegre); Melchior Porto Nunes (Verbo Divino); Projetada (Morro do Cruzeiro) e Elias Geraidine (Ano Bom), que estão com riscos desde 2023, quando choveu na cidade mais de 150 milímetros em cerca de uma hora.
Em sua recente visita à Brasília, o chefe do Executivo conseguiu, junto ao governo federal, a liberação da verba para a construção de muros de contenção nessas localidades. As obras estão orçadas em R$ 17 milhões.
“Muitas pessoas ficam preocupadas com a situação perto de suas residências. Isso era um grande problema em nossa cidade. Mas nesta semana consegui a liberação dos recursos junto ao governo federal para que, em até 30 dias, iniciemos as obras dos muros de contenção. Isso é uma vitória para o nosso município e, principalmente, para os moradores desses bairros”, destacou.
O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor Ramos, acrescentou que são intervenções de grande porte, acima da capacidade orçamentária. Já o coordenador de Obras da empresa que fará as contenções, Nilo Sérgio, detalhou os próximos passos. “Recebemos previamente um projeto básico e agora faremos um estudo com topografia e sondagem para fazer a execução e iniciar as obras. Após essa ação vamos produzir um cronograma e levar à prefeitura”, informou.
Morro do Cruzeiro – Furlani também foi ao Morro do Cruzeiro, onde informou que, em breve, será finalizado o serviço realizado pela prefeitura no mirante do bairro, situado na Rua Antônio Saúde. “Já autorizei que seja feita a contratação de uma empresa para terminar esse projeto de contenção e deixar o local maravilhoso, da forma que os moradores tanto esperam”, frisou.
Ele e secretário de Manutenção Urbana, Fanuel Fernando, também acompanharam de perto as obras na Rua Oscar da Silva Marins, em frente à prefeitura, que está em obras. “Vamos alargar a rua, dando mais conforto para os pedestres e motoristas. Também vamos fazer um trabalho de paisagismo, deixando a rua mais bonita e aconchegante”, disse Fanuel. (Foto: Divulgação)