


O governador do Rio, Cláudio Castro, determinou ajuda à cidade de Angra dos Reis, atingida por fortes chuvas na noite da sexta-feira (8), que provocaram a morte de dois idosos em um asilo no Bracui e desabrigou mais de 300 pessoas. “Pedi que nossos agentes monitorem a região e fiquem de prontidão para atuar de imediato, quando necessário. Nossos bombeiros não param e trabalham 24 horas para garantir segurança à população. Temos investido em tecnologia, equipamentos de última geração e obras de prevenção em todo o estado, e não vamos parar de monitorar e responder aos eventos provocados pelas chuvas”, disse Castro.
Ele informou ainda que conversou por telefone com o prefeito Fernando Jordão para avaliar os danos ao município. O Plano de Contingência para as Chuvas 2023/2024 do governo do estado prevê que, até 2024, mais de R$ 3 bilhões serão destinados a ações para prevenção. São investimentos em equipamentos de última geração para aumentar a rapidez no tempo de resposta, dar mais suporte às ações e contribuir para salvar vidas. Somente ao Corpo de Bombeiros, foram destinados cerca de R$ 1 bilhão em novas tecnologias, renovação, modernização de viaturas, equipamentos e treinamentos especializados.
Emergência – Angra dos Reis decretou situação de emergência em decorrência dos danos causados pelas fortes chuvas, informou o governo do estado. Um abrigo foi montado na Escola Municipal José Luiz Ribeiro Reseck, no bairro do Frade.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos enviou à cidade da Costa Verde 500 cestas de alimento, 500 kits de higiene, 500 kits de limpeza, 500 garrafas de água potável e 500 colchões.
Agentes da Defesa Civil estadual estão em contato permanente com a prefeitura de Angra para dar apoio em ocorrências que excedam a capacidade de resposta da gestão municipal. A Secretaria de Estado de Saúde também está monitorando a situação do município com os técnicos locais.
“Estamos preparados para agir com rapidez e com qualidade técnica, em caso de ocorrências causadas por chuvas fortes. O governador tem investido fortemente em equipamentos e treinamento para este tipo de situação”, declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro.
Neste domingo (10), a Secretaria de Estado de Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) enviarão uma equipe a Angra dos Reis para a recuperação de trechos atingidos pelas chuvas no bairro Bracuí.
Monitoramento – O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no estado, enviando alertas para os municípios quando necessário.