O Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA), primeiro de caráter universitário em Volta Redonda, chega com uma grande novidade: a cirurgia robótica. Com a plataforma “Da Vinci X”, amplamente utilizada em quase todas especialidades cirúrgicas, sendo as principais as de próstata, rim e hérnias abdominais, o Hospital da FOA é o único hospital de Guarulhos (SP) até Duque de Caxias (RJ) a utilizar este método.
As primeiras cirurgias robóticas ocorrem nesta sexta-feira (5) e os pacientes contemplados têm casos de complexidade de hérnias abdominais. A unidade será um hospital de ensino, um ecossistema que une saúde e educação em uma abordagem integrada. “Todos os cursos da área de saúde terão espaço no H.FOA, incluindo internato e residência médica”, informou a universidade.
Com a inauguração, o UniFOA se tornou a terceira universidade do Sul do Rio a ter um hospital próprio. O hospital atende clientes particulares e de diversos convênios privados, assim como pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para o atendimento ao paciente oncológico, que são encaminhados pela Secretaria de Saúde credenciado ao Serviço de Regulação do Estado.
A unidade também oferece serviço de diagnóstico completo, com exames laboratoriais e de imagem, incluindo tomografia, ultrassonografia, raio-x e ecocardiograma. Veja abaixo algumas das especialidades médicas do hospital. O diretor do Hospital da FOA é Leonardo Prado.