




A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou, nesta terça-feira (7), que recebeu a notificação de mais três casos suspeitos de intoxicação por metanol, um dos quais de Volta Redonda. Os outros são de Cantagalo e Cabo Frio. Em Volta Redonda, a notificação é de um homem de 47 anos que chegou a ser internado no Hospital São João Batista na segunda-feira (6), mas já teve alta nesta terça (7).
Os casos se somam ao de São Pedro da Aldeia, que segue em investigação laboratorial. Os pacientes são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde e as autoridades de segurança pública já foram notificadas para iniciar as investigações.
“O governo do estado já conta com antídotos caso se confirme uma suspeita de intoxicação por metanol. Já foram criados fluxos de atendimento dos pacientes”, disse a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, orientando que as pessoas evitem bebidas alcoólicas que não tenham procedência comprovada. A secretaria iniciou na segunda-feira (6), o processo de compra para mais doses do antídoto para intoxicações por metanol. O objetivo é acelerar o tratamento dos pacientes suspeitos.
As pessoas que apresentarem visão turva, desconforto gástrico e quadros de gastrite após ingestão de álcool devem procurar a unidade de atendimento mais próxima de sua casa. A intoxicação por metanol pode causar cegueira irreversível e óbito. (Foto ilustrativa / Agência Brasil)